Porto4Ageing


thematic areas

Care and Cure
Active Ageing and Independent Living
Prevention, Screening and Early Diagnosis
Other

partners

support


news & events

Programa da Misericórdia Chave de Afetos replicado em Figueira de Castelo Rodrigo

O Projeto Chave de Afetos, criado pela Misericórdia do Porto em 2012, vai ser replicado no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, podendo estender-se muito em breve a outras regiões do país, do litoral ao interior.

O programa, inédito, foi apresentado ontem pelo Provedor da Misericórdia do Porto na Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, à qual se seguiu a assinatura de um protocolo que visa prestar serviços na área do empreendedorismo social, através da disponibilização de formação aos seus técnicos e, ainda, a entrega de um manual de procedimentos inerente ao projeto "Chave de Afetos".

António Tavares destacou o facto de o projeto ter sido criado para um meio urbano como a cidade do Porto, abrindo-se agora a um novo ciclo que irá permitir a sua adaptação a situações e localizações geográficas muito diferenciadas.

Paralelamente foi assinado outro protocolo, com a Associação Portuguesa de Marketing Rural e Agronegócio, que tem como objetivo promover este projeto em áreas especialmente desertificadas e interessadas em implementar programas de apoio domiciliário. 

2016-07-15

Sessão de lançamento do projeto CuiDem - Cuidados para a Demência

 

CASO50+

Sessão de lançamento do projeto CuiDem - Cuidados para a Demência a realizar no próximo dia 22 de Abril, sexta-feira, na Sala 7.E2.P3, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), na Rua de Jorge Viterbo Ferreira n.º 228, 4050-313 PORTO.

O projeto CuiDem - Cuidados para a Demência, a decorrer desde 15 de Dezembro de 2015, na zona Norte do País, é um projeto comunitário de intervenção na área das perturbações neurocognitivas. O seu objetivo geral é a consciencialização pública e capacitação dos profissionais de saúde e dos cuidadores informais para a problemática das perturbações neurocognitivas, com enfoque nas boas práticas; e melhoria da qualidade dos cuidados prestados às pessoas com perturbações cognitivas e seus cuidadores nos Cuidados de Saúde Primários.

O Projeto é  financiado pela Direção Geral de Saúde. Até ao presente momento as parcerias formalizadas no âmbito deste projeto são: UNIFAI - ICBAS.UP, ACES Braga, ACES Maia/Valongo, ACES Porto Ocidental e ACES Aveiro Norte. No entanto, existem ainda outras parcerias que se encontram em fase final de formalização.  

2016-04-22